quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Filha de Jairo.



Assim como a mulher do fluxo de sangue, Jairo e sua filha fazem parte de mais uma profecia feita por JESUS, e não somente eles, mas também a sua esposa, Pedro, Tiago, João e o próprio JESUS estão inseridos nesta profecia que veremos agora.De que forma isto ocorreu? A interpretação desta profecia requer um estudo profundo das Escrituras, por isso precisamos prosseguir na total dependência do ESPÍRITO SANTO como tem sido até aqui.

Como vimos, aquela mulher sofria com o fluxo de sangue há doze anos, e não por obra do acaso esta era a idade da filha de Jairo, ou seja, doze anos. E o porquê deste período ser de doze anos em ambos os casos é o mesmo, ou seja, os doze anos da filha de Jairo também representam como figura as doze tribos de Israel, entretanto a ressurreição da filha de Jairo indica-nos uma outra direção profética, pois como dissemos anteriormente todos os que estavam na casa de Jairo com JESUS no momento da ressurreição da menina estão inseridos nesta profecia.E de que forma isto aconteceu?

Existe nesta Escritura um aspecto profético que está diretamente ligado com dezenas de outras citações Bíblicas que não serão citadas agora, entretanto veremos uma dentre estas dezenas de citações que já foi tratada aqui neste livro, já vimos um dos significados profético acerca das seis talhas nas bodas de Caná, e agora a principio veremos neste texto de Marcos uma mesma direção profética citado nas bodas de Caná.Quando JESUS não permite que ninguém mais o acompanhe senão Pedro, Tiago, João e Jairo, isto não foi uma escolha simplesmente e sim uma composição profética, pois ao chegar à casa de Jairo só foi permitida a entrada destes mais a mãe da menina, então vemos dentro da casa as seguintes pessoas: Pedro, Tiago, João, Jairo e sua esposa, a menina e JESUS. Como vimos são seis pessoas e JESUS, seria isto uma simples coincidência, por certo não, como nas bodas em Caná, as seis pessoas prefiguram seis tempos sendo cada um correspondente a mil anos, chamamos de seis gerações de mil anos cada, o significado destas já foi detalhado na profecia das bodas de Cana (artigo já postado neste blog, confira), por isso não se faz necessário relatarmos novamente. Porém existem ainda outros aspectos a serem vistos nesta profecia, dentre estes o significado da morte da menina, vejamos o texto:

“Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava.”

Foi anunciado a Jairo que não incomodasse a JESUS, pois a menina já havia morrido JESUS, porém diz: “ela dorme”. Será que a menina realmente não estava morta, ou apenas dormia? Ela realmente estava morta, e JESUS não negou isto, o que ELE disse é que aqueles que morrem no SENHOR estão dormindo, e como àquela menina fora escolhida por DEUS para prefigurar a todos os santos que dormem no SENHOR, JESUS fez esta afirmação. E aqui nós vemos outro aspecto profético desta narrativa, ou seja, o que JESUS estava nos dizendo em oculto é que: todos os das doze tribos de Israel que morreram (dormiram ) como criança no SENHOR hão de ressuscitar no último dia, e para demonstrar isto ELE diz: “Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.”

É claro que nós os que temos crido em JESUS ressuscitaremos também, entretanto esta é uma profecia acerca de Israel, os Israelitas que morreram como criança no SENHOR, vejamos estas citações Bíblicas:

“Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Lc 18.1-4

Quando dissemos como criança, não estamos afirmando que só os que morreram criança entraram no reino dos céus, mas sim aqueles que espiritualmente morreram desta forma , e foi exatamente isto que JESUS disse a Nicodemos:

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jo 3.3-5

Poderíamos então imaginar que estas foram às palavras de JESUS dentro da casa de Jairo: “Vocês que aqui estão comigo foram escolhidos desde a eternidade para este propósito, pois vocês Pedro, Tiago, João, Jairo, esposa e a menina representam as seis gerações milenares, que começou em Adão e vai até a minha segunda vinda quando findar o sexto milênio, e o fato da menina ter doze anos é uma representatividade acerca das doze tribos de Israel, e ainda o fato dela ter morrido e ressuscitado com doze anos, representa que todos os Israelitas (as doze tribos) que morreram como criança ressuscitara-ão para a vida eterna e por isso EU a ressuscitei, e a minha presença aqui junto a vocês é neste momento a representatividade de que vocês reinarão comigo no sétimo milênio, que são os mil anos nos quais vocês reinarão comigo.”

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste”. Ap 11.15-17

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Ap 20.4

Ali estavam Tiago cujo nome tem o mesmo significado de Jacó, ali estava Pedro que significa fragmento da Rocha que é uma representatividade da Igreja de JESUS, ali estava João que significa graça, ou seja, através da graça Israel (nação) e a Igreja (Pedro = fragmento da Rocha) que somos nós Igreja, ressuscitaremos no momento do arrebatamento, pois está escrito:

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” 1Co 15.51-52

Por: Ralph Castello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário